Google Analytics
Tuesday, December 12, 2006
 
Viagem pelo Islã
Para quem "bonsoir" e o que se diz quando se sai da sauna. (Fabricio Danielli)

Então seria pela Turquia que entraríamos no mundo musulmano. Transição perfeita, entre religião e modernismo, Europa e Asia o pais nos fascinava antes mesmo que nossos polegares trabalhassem na beira das suas estradas. Quem sabe entenderíamos melhor a dualidade do presente mundo... vendo essa Turquia que luta contra conservadores para entrar na CE provando que sua situação economica é suficientemente sã e que os direitos humanos são ali respeitados.

E foram duas Turquia que vimos. A primeira, Istambul, onde sublimes mesquitas sobrevivem graças aos milhares de turistas ocidentais que ditam o clima na parte antiga da cidade enquanto em Taksim jovens turcas dançam com suas mini-saias em boates onde a tecno ainda está nos seus primórdios. Por ali, a beleza parecia se corromper perante a grana, e constatávamos que o efémero tomava conta de Bizancio, Constantinopla e Istambul. E como nos romances, foi passando o Bosforo que a grande mudança ocorreu. Dali pra frente os encontros se mutiplicaram e os sorrisos desinteressados nos mostravam que eles tambem amam encontrar novas pessoas e bater um bom papo. Sobre religião, sempre! E a cada quilometro percorrido falávamos menos de agnosticismo e rolávamos no nosso catolicismo de infância. Não apenas pois não queríamos chocar, mas sobretudo que sem uma verdadeira língua franca não podíamos entrar em grandes debates. Mas isso não nos impediu de viver momentos fortes. Como esse telefonema que veio dizer ao motorista do caminhão no qual atávamos que o seu pai vinha de falecer. Ou esse outro caminhão que depois de tantos anos de serviço morreu no cume de uma montanha, virando nossa casa por uma noite. E nisso tudo, sempre a mesma pergunta, por quanto tempo essa Turquia sobrevivera?

Depois da agua, seria uma montanha que marcaria uma outra grande mudança com a entrada na Republica Islâmica do Irã. Como não ter medo entrando num pais do qual se escuta tanto mal? Como não se encantar perante a delicadeza desse povo? Com certeza, o Irã foi o pais que mais nos intrigou, tocou e marcou. O contato com as pessoas não poderia ser mais fácil. Nos sentávamos na primeira praça publica que encontrávamos e era só esperar. Em menos de 5 minutos alguém vinha falar conosco. Por grana? Não, simplesmente pois estavam felizes em nos ver por la. E quando alguém que falava inglês aparecia, éramos irremediavelmente convidados para jantar e dormir na casa dele. Graças a hospitalidade e extrema gentileza desse povo, que tanto contrasta com as medidas extremas do governo, nos divertimos num casamento, arriscamos a pena capital ao beber uma garrafa de uisque e nos deliciamos com uma cozinha perfeitamente equilibrada. Ficamos por la mais tempo do que prevíamos e menos do que devíamos... mas o visto só dura um mês e depois dos problemas com o do Paquistão, era tempo de voarmos para os Emirados Arabes.

Assim chegamos a capital mundial do comercio, Dubai. Impressionados por esses improváveis imóveis, percorríamos as ruas vendo pessoas de todos os países, falando como numa Torre de Babel, comprando e vendendo, SEMPRE! Comemos num restaurante somaliano, dormimos num minúsculo apartamento com uma família de 6 filipinos e viajamos de carona com indianos em direcao de Abu Dhabi por onde se festejava a festa nacional. Sem fogos de articio a admiracao ia para os carroes que queimavam seus pneus pelas ruas da cidade e sobretudo, na rua da pria onde acampavamos. Linda praia, linda cidade, tudo limpo... puro mesmo! E foi ela a ultima a nos ver antes da India... um outro extremo!



Labels: , ,


Comments:
Que maravilha ler você em português!!! A mesma poesia na descrição dos locais visitados e do encontro com esses povos tão desconhecidos por nós. Gosto de ler o que você escreve. Você desnuda sua alma e assim posso sentir toda a sua sensibilidade e amor ao próximo.
Continue assim, meu filho.
Te amo muito.
Vera
 
Bonjour de la mamy de Belgique principalement à Eduardo, mon petit ami brésilien.
Félicitations tous.
Quand rentrez-vous en Belgique ?
A bientôt, Marie-José
 
le blog de Sylan, ancien pi qui est au nepal: http://todyra.skyblog.com/
 
Coucou!
Que de beauté sur vos photos...notre rêve continue en parrallèle au vôtre...
Que ça se poursuive!
Bisous.
 
Salut les gars, hier mercredi 14/12 au soir, la RTBF a créé un vent de panique sur toute la Belgique, en interronpant son émission "Question à la Une" pour y diffuser une éditions spéciales du journal, annoncant que la Belgique venait de cesser d'exister, que la flandre venait de proclamer son indépendance, et que le Roi venait de quitter le pays pour une destination inconnue. Bref le canular était bien monté
(digne du canular de Orson Welles en 1930, animateur radio à New York qui avait créé une panique aux USA, en annoncant une invasion extraterrestre, ce qui avait mobilisé l'armée en état d'alerte maximale)
vus que ce n'est que aprés 35 minutes que la chaine a annoncé qu'il sagissait d'un canular mis en place pour succiter des réactions du publiques, le docu fiction fut suivit d'un débat politique. Le directeur de la RTBF a même été convoqué par le premier ministre, toutes les classes politiques condamnent la RTBF chaine du service publique, imaginé vous, la plupart des ambassadeurs étranger ont même communiqué la fausse information à leur gouvernement, les médias du monde entier se sont manifestés pour être informés. La Belgique francophone a été pris de panique, devant le palais Royale quelques groupes gens sont allés crié "Vive le Roi" bref retrouvé cette information commenté par les sites suivants :
La Libre Belgique

Le Soir
La DH

Commentaire sur le blog que la RTBF avait mis en place pour recoltés l'avis du publique
 
J'ai rien compris :(
 
Ho ! C'est la 1ère fois que je vois une note intégralement écrite en portugais sur un blog principalement écrit en français, et joliment écrit en plus de ça. ça fait plaisir (et ça donne envie de reprendre les cours de langue).

Signé : Une petite de Madeira qui écrit trés mal portugais ^^
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?